Qua, 01 de fevereiro de 2023, 18:32

UFS inicia projeto de pesquisa com o MEC para propor melhorias no processo avaliativo do Programa Nacional de Livro Didático - PNLD
As pesquisas vão atuar no desenvolvimento de ferramentas para aprimorar a avaliação dos livros do ensino básico de todo o país

Por meio de um convênio entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Ministério da Educação (MEC/FNDE) o projeto vai atuar na avaliação de desempenho, elaboração de instrumentos de gestão e assessoramento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Na tarde dessa segunda-feira (30) foi realizada a primeira reunião de trabalho com as equipes, que irão coordenar esses trabalhos, para alinhar e planejar as metas.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Yzila Maia de Araujo, os trabalhos serão divididos em três ciclos “na meta 1, iremos analisar o tratamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando os instrumentos de avaliação das obras do PNLD, a fim de produzir indicadores que subsidiem o aperfeiçoamento da etapa de avaliação pedagógica do Programa. Na meta 2, iremos analisar o tratamento dos principais critérios da avaliação pedagógica do PNLD, com a finalidade de produzir indicadores que subsidiem o aperfeiçoamento da etapa de avaliação pedagógica e, na meta 3, serão analisadas as práticas de gestão da coordenação do PNLD, para contribuir com as rotinas administrativas do setor responsável, proporcionando melhoria técnica e operacional da etapa de avaliação pedagógica do Programa”.

Para o diretor substituto da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Alexsander Moreira, o PNLD será uma prioridade para a pasta. “a gente precisa fortalecer a educação básica e para isso precisamos de bons livros didáticos. O PNLD será uma prioridade para mim”.

Também participaram da reunião Nayara Paiva, que é Coordenadora-Geral substituta da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos do MEC, João Quaresma, Coordenador da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos do MEC, Carlos Vinícius Pitanga, Chefe de projeto da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos e a equipe de professores da UFS, a professora Aline Nepomuceno, o professor Clivio Pimentel e o professor Erivanildo Lopes.

A previsão é que a primeira sistematização de resultados do projeto seja apresentada no mês de abril e que os trabalhos continuem por 30 meses.

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 01 de fevereiro de 2023, 18:45
Notícias UFS