O que é o PCN?

Plano de Continuidade de Negócios (PCN), de acordo com o Manual do Tribunal de Contas da União, consiste em um conjunto de estratégias e procedimentos que devem ser adotados quando a instituição ou uma área depara-se com problemas que comprometem o andamento normal dos processos e a consequente prestação dos serviços.

Na Universidade Federal de Sergipe a descontinuidade do negócio ou suspensão das atividades finalísticas podem acarretar grandes prejuízos a um direito fundamental constitucional, a Educação.

O PCN objetiva diagnosticar cenários de ocorrências de situações inesperadas, a exemplo de desastres, além de estabelecer formas de gerenciar os impactos imediatos de um incidente de interrupção dos serviços. Desta forma, assegurando a continuidade dos serviços a partir de ações pré-estabelecidas. O PCN está estruturado em três (3) eixos: pessoas, tecnologia da informação e comunicação e infraestrutura. Dentro de cada eixo foram identificados os principais incidentes, causas, consequências, ações preventivas, ações de contingência e unidades responsáveis.

O PCN da Universidade deverá ser revisado a cada dois anos pelas unidades responsáveis, com a coordenação e monitoramento da Divisão de Riscos e Controles (DIRC), vinculada a Coordenação de Planejamento e Riscos (COPLAN) da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), sendo submetido, posteriormente, à aprovação do Comitê de Governança. Acesse abaixo o PCN-UFS 2024.

Plano de Continuidade de Negócios (PCN) UFS 2024